“Total body activity” consiste em treinar o corpo inteiro em todas as suas linhas funcionais (frente e trás, vertical e horizontal, esquerda e direita, puxar e empurrar), em flexibilidade, mobilidade, estabilidade, pliometria, coordenação, força e cardio anaeróbio, isto e, treino intervalado.
O treino Intervalado são exercicios que exigem uma intensidade elevada a 85% ou mais da nossa frequençia cardiaca, e logo de seguida uma recuperação a baixo nivel. Esse tipo de treino ajuda-nos a trabalhar mais intensamente a resistência cardíaca, e também a perder mais calorias do que outros tipos de exercicios/treino. Ou seja, quanto mais intensamente trabalhamos a nossa frequência cardíaca, mais calorias perdemos (gordura corporal) e mais saudáveis ficamos.
Por exemplo, alguma vez viu um atleta que faz corrida de fundo (sprinter) com gordura a mais? A resposta é não. De todos os atletas os Sprinters são os com o corpo mais bem constituído e com menos percentagem de gordura corporal.
Nos vivemos num mundo funcional. Isto é corremos com uma perna, e não duas, damos soco com uma mão e não duas. Devemos fazer exercicios que envolvem dois (2) ou mais articulações e musculos ao mesmo tempo, porque os nossos músculos e articulações trabalham em sintonia com os outros. Treinar somente um musculo ou articulação, como fazem os culturistas, traz instabilidade nos restantes musculos, e isso resulta em lesões.
Por isso Não copia os programas de treino dos culturistas, powerlifters ou outros, eles estão a treinar para o desporto deles e não o seu.
Total body activity foi feito para todas pessoas e atletas que querem melhorar o desempenho físico, prevenir lesões e ganhar controlo do seu corpo.
Conclusão: A única diferença entre uma pessoa que quer ganhar massa muscular e outra que quer perder gordura esta na alimentação, não no treino, portanto Total body activity é a melhor forma de chegar lá - qualquer que seja o seu objectivo!