Aumentar a massa muscular e a densidade óssea traz vários benefícios para a saúde.
Eis alguma informação útil acerca dos benefícios do aumento da massa muscular:
1. Quanto mais músculos e densidade óssea tivermos, mais força ganhamos. Consequentemente, mais proteína, potássio, magnésio e cálcio temos para combater a acidez no nosso corpo.
Da mesma forma, para compensar a acidez criada no nosso corpo, devemos também ter uma alimentação mais alcalina (mais sã), dormir uma média de sete (7) a oito (8) horas por noite e também criar rotinas saudáveis, como estar em contacto com a natureza sempre que pudermos (passar um dia na praia ou fazer uma caminhada no campo). Bons exemplos de alimentos alcalinizantes são os espinafres, o feijão, as passas, a cenoura, a batata, o tomate, o limão, entre outros legumes e frutas. A prática de Yoga, Tai shi e Meditação também ajuda a promover as propriedades alcalinas no nosso corpo. Assim, quanto mais alcalinos formos, melhor resistência o nosso corpo terá, melhor o nosso sistema imunitário funcionará e melhores chances teremos de sobreviver ao cancro e outras doenças.
2. Quanto maior for a nossa massa muscular, menos riscos o nosso corpo correrá de desenvolver doenças cardíacas e osteoporose.
3. Quanto mais massa muscular ganharmos, mais estável será a nossa glicose (açúcar no sangue). Por essa razão, aumentar a massa muscular ajuda a prevenir a diabetes e problemas hormonais.
4. Quanto maior a nossa massa muscular, menor o nosso índice de gordura corporal.
5. Quanto mais músculo ganharmos, maior o número de calorias que o nosso corpo queimará, em estado de descanso. Por cada quilo de músculo que ganhamos, queimamos cinquenta (50) calorias extra por dia.
6. Quanto mais músculos temos, mais saudáveis nos tornamos, sem gastar dinheiro em médicos que nos prescrevam comprimidos de perda de peso.
NB: Nos meus seis (6) anos da profissão de Fitness e catorze (14) anos como atleta, posso afirmar que, por cada quilo de músculo que ganharmos, teremos uma perda igual de peso e de gordura corporal. Por outras palavras, a composição do nosso corpo mudará drasticamente. Por exemplo: uma mulher de 60kg, com gordura corporal de 20%, tem 12kg de gordura. Se, em 10 semanas, ela ganhar 4kg de massa muscular, ela perderá também 4kg de gordura e a percentagem da sua gordura corporal será de 13%.Com um corpo com estas características e com esta condição física, ela aumentará parte da sua auto-estima, terá mais força, correrá menor risco de lesões e doenças, e sentirá um maior bem-estar com o seu corpo.
Paulo Fernandes
Fitness Specialist (PFFS)
Gestão de desporto & fitness Diploma
Preparador fisico da equipa Senior Masculina de Basquetebol do Petro Atlético de Luanda
Personal Trainer